Santo André reconquista Galardão de Eco-Freguesia e surpreende ao obter Menção de Prata (80,24%)!

Objetivo superado para a Freguesia de Santo André, com a reconquista do Galardão de Eco-Freguesia XXI, que já tinha sido conseguido em 2019, mas desta vez com um resultado que acaba por se revelar uma boa surpresa. “Tínhamos como meta subir 10 pontos na nossa avaliação, após mais dois anos de trabalho intenso”, refere David Gorgulho, Presidente da JFSA. Recorde-se que Santo André, em 2019, obteve a pontuação de 63%, tendo agora conseguido 80,24% (Menção de Prata)  , um resultado que deixa a Junta de Freguesia “com uma enorme satisfação, é um valor que supera as nossas melhores expectativas e que advém de muito trabalho. Assumimos o tema da sustentabilidade ambiental como uma prioridade e têm sido várias as ações e melhorias nesse sentido. Mas sem a população isto seria impossível. Sem prejuízo do trabalho que fizemos, são as pessoas que estão cada vez mais a aderir aos nossos desafios e a assumir uma atitude que nos deixa muito felizes”, sublinha David Gorgulho, que dedica o prémio “à população de Santo André”.

O Presidente da JFSA recorda que “estes prémios são importantes em si mesmos, mas o principal é que sejam o mote para que as pessoas assumam cada vez mais a defesa ambiental da nossa terra. Dá gosto passar na rua e ouvir ‘Não deites lixo para o chão, olha que somos uma Eco-Freguesia’! São estas pequenas coisas que nos animam e que nos dão a certeza de que a mensagem está a passar. David Gorgulho alerta que este é “um longo processo. Este galardão é novamente, sem dúvida, um importante reconhecimento do nosso potencial enquanto comunidade orientada para a sustentabilidade e boas práticas ambientais. Mas há muito, muito para fazer”.

A entrega da bandeira verde Eco-Freguesias XXI 2021 e do certificado com o respetivo resultado realizar-se-á no dia 21 de junho, em Pombal.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. Enquadra-se em todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030, apresentando-se como uma estratégia para incrementar a sustentabilidade local, valorizando os processos de cidadania participativa e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes.

Procura, através da existência de uma candidatura bienal, valorizar percursos, avaliar processos e reconhecer resultados que se materializam através da atribuição do galardão Eco-Freguesia XXI.

简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsРусскийEspañol