Junta de Freguesia e Câmara Municipal apelam ao Governo para reabrir pesca lúdica

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho, e o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, enviaram hoje um ofício ao Primeiro Ministro António Costa, apelando à reabertura da pesca lúdica, dando força a um movimento crescente de autarquias e entidades que esta semana também já vieram exigir o mesmo.

Confira, abaixo, o texto enviado:

“No Município de Santiago do Cacém, nomeadamente na Freguesia de Santo André, existem inúmeros praticantes de pesca lúdica.

Para muitos destes praticantes, e para as suas famílias, a pesca lúdica representa uma importante fonte do rendimento familiar, mas, infelizmente, existem outras famílias, desfavorecidas, para quem a pesca lúdica acaba por ser a sua única forma de subsistência.

Considerando que a prática da pesca lúdica continua proibida, como medida de contenção à pandemia de covid-19, a Câmara Municipal de Santiago do Cacém e a Junta de Freguesia de Santo André, vêm junto de Vossa Excelência, Senhor Primeiro Ministro, apelar à reabertura deste desporto/ atividade.

Para além das razões referidas, consideramos que a reabertura desta atividade lúdica, não prejudicará o controlo da pandemia, uma vez que as medidas de afastamento social já existem, pois as boas práticas desta atividade preveem distanciamento entre pescadores (na pesca apeada a distância mínima que deve ser respeitada entre pescadores apeados é de 10 metros, sem a qual há lugar a contraordenação punível com coima (cfr. alínea h) do nº 2 do artigo 14º do Decreto-Lei nº 246/2000 na redação dada pelo Decreto-Lei nº 101/2013, de 25 de julho).

Acresce que, para além de representar um importante rendimento de muitas famílias, é por si só um desporto que contribui para o fim do isolamento social e psicológico, benéfico para a saúde mental dos pescadores lúdicos, pois poderão regressar a praticar um desporto ao ar livre e em harmonia com a natureza”.

简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsРусскийEspañol