Lagoa de Santo André: 5º Festival Gastronómico traz petisco, música, convívio e educação

Vem aí a 5ª edição do Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André! Este ano com quatro dias, de 31 de outubro a 3 de novembro, o certame chega com novidades, com as crianças à cabeça. O espaço volta a ser a tenda multiusos, na Costa de Santo André.

Logo no primeiro dia e ainda antes da inauguração oficial, Junta de Freguesia de Santo André preparou um momento dedicado aos mais novos. O convite endereçado aos alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Santo André (mas aberto a toda a população), para um workshop dedicado à “Alimentação Saudável”, promete animação logo a partir das 14h00 desta quinta-feira. A iniciativa será dinamizada pelo IEFP, que propõe três “estações” para transmitir bons hábitos alimentares aos mais novos. Ainda no que aos mais pequenos diz respeito, o “Espaço Criança” é outra das novidades desta edição, um convite reforçado para a vinda ao Festival em família.

Às 18h00, a inauguração “oficial” já irá mostrar um pouco das iguarias que poderão ser encontradas no Festival, antecedendo outra das novidades deste ano, o showcooking com o Chef Chakall, um dos nomes consagrados da cozinha nacional e internacional.

Ensopado de enguias, pato estufado com batata doce, leitão assado em forno a lenha, massa de peixe, feijoada à alentejana, polvo à moda da lagoa, choco frito, arroz de mexilhão, tábuas de queijos e enchidos, marisco e saladas de polvo, ovas, e búzio, pataniscas, moelas e outras iguarias, o 5º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André promete, uma vez mais, trazer o melhor dos sabores da lagoa, do mar e da terra, com uma importante promoção da economia local e do turismo, numa época tradicionalmente baixa para a hotelaria e restauração. E claro, não faltará a doçaria tradicional e conventual.

Entre os tradicionais bailes, modas alentejanas e música ligeira, são dez os espetáculos agendados para os quatro dias, uma aposta forte da Junta de Freguesia. Destaque para o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento (sábado, dia 2, às 14h00), por muitos considerado o melhor grupo de cante alentejano, que promete encher o recinto com todo o seu poderio vocal, com quase 30 elementos em palco.

De sublinhar também os agroprodutores locais, também eles com propostas que oscilam entre a doçaria, as frutas e os licores.

Consulte AQUI as ementas e o programa completo da animação cultural.

 

简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsРусскийEspañol