Incêndios em casa e/ou na escola, sabes o que fazer? – informação para crianças

A campanha de sensibilização/informação denominada “O que fazer em caso de catástrofe”, da responsabilidade da Comissão Social de Freguesia de Santo André, visa divulgar, neste mês de maio, os seguintes folhetos, dirigidos às crianças, cedidos pela Proteção Civil da Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

Incêndios em Casa. Sabes o que fazer?

Incêndios na escola. Sabes o que fazer?

Portugal é o país europeu mais afetado por incêndios, tendo a maior taxa de ocorrências por área e onde os incêndios foram de maior dimensão nos últimos 30 anos. Foram registados mais de 30.000 incêndios em meio urbano em anos recentes. Uma vez que Portugal não possui uma estrutura profissional e especializada dedicada à prevenção e extinção de incêndios, cabe a cada um de nós prevenir e saber como agir nestas situações.

Se vires um incêndio na tua escola, deves tocar o alarme rapidamente e pedir ajuda a um adulto. Em situações de incêndio é normal ficarmos em pânico sem sabermos o que fazer, por isso é muito importante conhecer o plano de evacuação da tua escola e saber como nos devemos comportar.

Quando tocar o sinal de alarme deves abandonar a sala de aula de forma ordeira, em fila, sem fazer barulho e em passo apressado, sem correres. Se o alarme tocar e o teu professor não estiver na sala de aula, não fiques à espera dele. Deves sair de forma ordeira e ter a certeza que não fica ninguém da tua turma para trás.

No caso dos incêndios em casa, estes são provavelmente os mais perigosos dos acidentes domésticos. Por vezes uma simples distração pode pôr em perigo tanto as nossas vidas como os bens que temos em casa.

Grande parte destes incêndios domésticos começa na cozinha, pois existem várias fontes de calor aqui. É então muito importante teres um plano de fuga definido com a tua família, de forma a que possam ficar em segurança numa situação destas.

Fontes: Diário de Notícias / segurançaonline / mulherportuguesa

简体中文NederlandsEnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsРусскийEspañol