Santiago do Cacém – Litoral Alentejano – Portugal

Jaime Cáceres distinguido com Medalha de Mérito Municipal – total de dez distinções para a Freguesia!

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, Jaime Cáceres, foi distinguido, na noite do dia 24 de julho, com a Medalha de Mérito Municipal, numa cerimónia realizada na Quinta do Chafariz, em Santiago do Cacém.

Num total de 41 distinções, dez foram atribuídas a entidades individuais e coletivas da Freguesia de Santo André. Além do Presidente da JFSA, foram agraciados Bruno Chainho (título póstumo), Filipe Tiago e Francisco Figueiredo, António “Tomané” Dâmaso, Mónica Galambas, Hélder Nunes, COALA, Os Kotas e Os Vilas. Parabéns a todos!

Fundamentação para a atribuição da medalha a cada um dos agraciados da Freguesia:

JAIME ANTÓNIO PEREIRA PIRES DE CÁCERES

Pela sua dedicação ao serviço público quer enquanto autarca quer enquanto dirigente associativo e representante dos trabalhadores na Refinaria de Sines. Foi eleito Presidente da Junta de Freguesia de Santo André em 2005 e reeleito para a presidência deste órgão autárquico nos mandatos de 2009-2013 e 2013-2017. Além destas funções, é Presidente da Comissão Social da Freguesia de Santo André e representa o Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Santo André e a Freguesia no Conselho Estratégico da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. Foi membro da Assembleia Municipal (1993-1997) e da Assembleia de Freguesia (1997-2005). Desempenhou igualmente funções na direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Santo André e na Associação de Pais da Escola Básica n.º 4 de Santo André.

BRUNO MIGUEL CORTÊS CHAINHO

Pelo mérito de uma vida dedicada à proteção e defesa do próximo. Serviu na Guarda Nacional Republicana e, no cumprimento do seu dever, salvou a vida de dois reféns, acabando por falecer no local. Por este ato de bravura, a título póstumo, foi promovido a Cabo e, entre outros louvores da GNR e do Governo, foi-lhe atribuída, por Sua Excelência o Presidente da República, a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e foi também considerado “Herói Nacional” do ano 2013, pelo jornal Correio da Manhã.

ANTÓNIO MANUEL SILVA DÂMASO

Pela perseverança e esforço pessoal que lhe permitiram alcançar um lugar de destaque como praticante e professor de Danças de Salão, levando, desta forma, aos locais onde tem atuado, quer a nível nacional, quer internacional, a sua terra e o seu concelho. Em 2016, criou a marca TAKE DANCE e foi um dos fundadores da Associação Recreativa de Dança Sineense (ARDS), onde é professor de Danças de Salão e onde conta com alunos classificados nos primeiros lugares nos campeonatos nacionais de Danças de Salão e Latino-Americanas. Participou em diversas séries televisivas, quer como professor de atores, quer como figurante.

FILIPE MANUEL PINTO TIAGO E FRANCISCO ALEXANDRE DUARTE CORREIA FIGUEIREDO

Pelo reconhecimento do ato heroico destes dois bombeiros voluntários que puseram em risco a sua própria existência, fazendo-se deslocar ao fundo de um poço sem as condições mínimas de segurança para salvar uma vida, devolvendo o sorriso à família. Ato sustentado por bravura, coragem, altruísmo e abnegação.

HÉLDER ANTÓNIO PEREIRA NUNES

Como reconhecimento pelo trabalho de autarca em prol da população da extinta Freguesia de Santa Cruz, como Tesoureiro e Presidente da Junta de Freguesia e membro da Assembleia desta freguesia e da União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

MÓNICA SOFIA MENDONÇA GALAMBAS

Pela promissora carreira desportiva internacional enquanto jovem atleta de patinagem artística, cujo percurso se iniciou no Clube Galp Energia. Tem consolidado o estatuto de uma das melhores atletas nacionais no seu escalão e tem sido uma presença constante nos pódios distritais e nacionais, alcançando o título de Campeã Nacional em 2013. Já representou a Seleção Nacional de Patinagem Artística em dois Campeonatos da Europa e em duas Taças da Europa, com resultados dignos de relevo.

CLUBE DE ORIENTAÇÃO E AVENTURA DO LITORAL ALENTEJANO

Pela divulgação, desenvolvimento e prática da modalidade de Orientação no Alentejo Litoral, através da cooperação com o Desporto Escolar, com o INATEL, com o Desporto Universitário, com o Desporto para Deficientes e com as autarquias locais, e da organização das atividades competitivas de âmbito local, nacional e mundial, que lhe são atribuídas pela Federação Portuguesa de Orientação.

OS KOTAS BIKE TEAM, ASSOCIAÇÃO

Pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de quase duas décadas nas modalidades de BTT, atletismo e caminhadas, contando, também, com presenças em provas de ciclismo, duatlo e triatlo. Parceira de várias entidades locais e regionais, fomenta a prática desportiva entre as camadas jovens e promove iniciativas de carácter solidário.

“OS VILAS” − ASSOCIAÇÃO DE PESCA DESPORTIVA

Pelas conquistas alcançadas pelos seus atletas, quer em provas nacionais, quer internacionais. Em representação da Seleção Nacional Sénior, um dos seus atletas conquistou o primeiro lugar, em 2010, no Campeonato do Mundo de Mar por equipas. A associação “Os Vilas” participa e organiza iniciativas de carácter social a favor de pessoas em situações vulneráveis.

 

Notícias
Informações Úteis
Siga-nos no Facebook
O Tempo em Santo André
Destaques
Farmácias de Serviço no Conselho de Santiago do Cacém