Santiago do Cacém – Litoral Alentejano – Portugal

Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André consolida-se e ganha projeção nacional

Decorreu, entre os dias 27 e 29 de outubro, o 3.º Festival Gastronómico da Lagoa de Santo André, uma iniciativa da responsabilidade da Junta de Freguesia, com os objetivos de divulgar o património gastronómico da lagoa e da região, dinamizar a economia local, promover o turismo e apoiar a restauração local em época baixa.

Com condições cada vez melhores para expositores, estabelecimentos e público, o certame contou com enchentes diárias, em particular a partir do final da tarde e à noite, mas também com uma presença grande de visitantes nos almoços e ao longo das tardes. As iguarias propostas pelos restaurantes presentes fizeram as delícias dos “festivaleiros”, que usufruíram ainda de uma animação cultural intensa e diversificada, assente nos valores artísticos do Alentejo e das duas tradições. O Festival contou também com a exposição e venda de doces, licores e frutas, num espaço reservado aos produtores locais. Destaque igualmente para a presença dos Bombeiros Voluntários de Santo André ao longo do certame, com o intuito de angariar fundos para a ampliação e remodelação do seu quartel, a par de um importante trabalho de sensibilização junto da comunidade.

A crescente qualidade em termos de propostas gastronómicas que apresenta, a progressiva consolidação do Festival em termos das condições que apresenta, bem como o forte interesse da comunicação social local, regional e nacional, tem motivado a visita de pessoas oriundas de vários pontos do país e até da vizinha Espanha. Esta 3.ª edição foi mesmo considerada por muitos como a melhor de sempre, deixando água na boca para 2018!

A Junta de Freguesia de Santo André endereça os Parabéns a todos os estabelecimentos presentes e a todos os produtores pelo magnífico trabalho desenvolvido, bem como a todos os artistas e, claro está, ao muito público que marcou presença na tenda multiusos, na Costa de Santo André. Uma profunda palavra de agradecimento e reconhecimento aos trabalhadores da JFSA, que foram inexcedíveis antes, durante e já depois do evento, bem como à comunicação social e aos patrocinadores / apoiantes do evento nas mais variadas áreas.

Notícias
Siga-nos no Facebook
O Tempo em Santo André
Destaques
Farmácias de Serviço no Conselho de Santiago do Cacém